Mananciais.org.br Fórum de olho nos mananciais
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
fernandesmoura
|
Enviada: 24/02/2008 01:03:29 Assunto: Construções em Áreas de Manancial |
|
|
Caros foristas,
Possuo um terreno 6X25m em área de manancial classificada pela prefeitura de São Paulo como ZMp/01(Zona média de proteção de manaciais) e gostaria de executar uma obra regular neste terreno, pois sou consciente da necessidade de prerservação de nossos mananciais.Venho a ressaltar incluisive que este lote é regular (registrado inclusive no 11 cartório de registro de imóveis),não se trata de uma simples invasão.A lote se encontra em uma área urbanizada(possui abastecimento de água, esgoto, luz e é pavimentada) além de estar habitada ( possuir moradias) a mais de 20 anos.Quando procurei a prefeitura do município de São Paulo, subregional da capela do socorro, fui cordial e prontamente atendido pelo pessoal responsável inde fui informado a respeito do zoneamento e recuos exigidos ( 5 metros frontal, 1,5m de corredor lateral e 3 metros no mínimo de recuo nos fundos).Além disto, fui informado que a edificação não poderia ter mais de 6 metros de altura e que a taxa de ocupação do solo seria de 50%, fazendo com que a área permitida para construção fosse de 75m2, fazendo com que possa construir um sobrado de 150m2.
Imediatamente após consultar a prefeitura, contatei um engenheiro para aprovação da planta da edificação junto a secretaria do meio ambiente onde fui informado que a área que total que poderia ser construída seria de 75m2(no caso de um sobrado, 35m2 embaixo e 35m2 na parte superior).
A minha pergunta é:
- Será que houve algum equívoco?
Me senti super prejudicado pois naquela área eu sou provavelmente o único que quer fazer uma utilização do solo responsável...
Além disto, o profissional que contratei foi super mau atendido naquele órgão onde teve grande dificuldade de obter informações sobre o lote.
Um abraço a todos, |
|
|
 |
fernandesmoura
|
Enviada: 04/01/2009 19:00:07 Assunto: COMENTÁRIOS MINUTA APRM-B |
|
|
Caros Foristas,
Mais uma vez venho a este fórum, oferecer comentários de acordo com meu ponto de vista sobre o problema da ocupação de áreas de mananciais no município de São Paulo.
Neste último final de semana, tive acesso através de download da minuta de lei específica da APRM-B, que em minha opinião deveria ser distribuído nos bairros classificados em áreas de proteção de mananciais. É conduta de órgãos de proteção ao meio ambientes estaduais e municipais, como por exemplo, a SEMA/CONSEMA, não oferecer debates com os proprietários destas regiões, o que caracteriza um regime antidemocrático referente tais questões. Os moradores são sempre postos a parte e as decisões são tomadas à surdina.
É evidente a importância da preservação de mananciais da região, mas o direito a moradia consiste em pressuposto para a dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1º, III da CRFB).
Logicamente que sou contra quaisquer tipos de invasão e grilagem, que tem que ser contidos energicamente nas margens e no entorno da represa.
Atualmente a falta de instrumentos justos e claros de regularização urbanística, principalmente para áreas inferiores a 250m², prejudica a população que quer ter a sua construção regularizada mais não tem recursos suficientes para, por exemplo, adquirir uma nova área para compensação, já que as taxas de ocupação exigidas para lotes de, por exemplo, os de 125m² são de 25% e que em muitas ocasiões o ano do loteamento (item que não foi corrigido na minuta) não possibilita a regularização. Neste caso, uma inovação que merece elogio na minuta é a lei de IVG, que se executada na prática irá promover a regularização das habitações e a permeabilidade do solo.
As soluções para preservação do manancial Billings só serão colocadas em prática facilmente se os órgãos responsáveis pela preservação do manancial finalmente aplicarem seu conhecimento técnico para gerar soluções inteligentes que beneficiem ao mesmo tempo o meio ambiente e a população que habita o entorno do manancial.
André Moura, |
|
|
 |
periferia extrema
Registrado: Quarta-Feira, 1 de Julho de 2009 Mensagens: 3 Localização: sao paulo
|
Enviada: 01/07/2009 19:54:29 Assunto: so nos por nos mesmo |
|
|
| eu tenho uma casa em regiao de manancial e quando vejo pessoas de outras regioes de sao paulo que nao tem nenhuma arvore do lado de sua casa e quando tem mandam derrubar vem falar de quem possui imovel em regiao de mananciais primeiro para mim toda sao paulo faz parte da mata atlantica a maioria da cidade e em regiao de mananciais eles que falam mal derrubaram toda a natureza em volta deles e agora vem criticar as familias que mais prezervaram suas regioes pois parelheiros e bastante prezervada pois todos de la gostam da natureza segundo falam como se toda regiao de parelheiros fosse invadida mentira a maioria tem escritura dos seus terrenos a bem mais tempo do que essas leis ambientais terceiro tambem sou a favor que nao se derrubem mais nenhuma arvore naquela regiao ai nos concordamos mas aonde ja foi construido eles falarem que nao pode reformar nao pode colocar uma simples telha na frente da casa para nao molhar eu nao concordo isso e uma hipocrisia se for assim comecem a derrubar os predios da paulista e plantar arvores para dar exemplo para nos querem penalizar a regiao que mais prezervou a natureza estao agora passando helicopteros tirando fotos das casas dos moradores do bairro isso e uma invasao de privacidade o governo fala tanto de preservaçao mas ta fazendo o rodo anel desmatanto como parelheiros nunca viu isolando bairros como se fosse o muro de berlim ai para desafogar o transito da bandeirantes pode desmatar numa boa quem tem uma casinha com uns pe de planta frutifera nao pode nem colocar uma telha para fazer um galinheiro o helicoptero vai fazer a fotografia e depois vao mandar a policia na tua casa para te embargar e para derrubar o que voçe fez eu nao tenho vizinho de frente a minha casa graças a deus e so mata atlantica e quero que permaneça assim ali vem bugius familia saqui familias tatu e etc e tal dizem que pertence ao ibama mais eu nuca vi ninguem desse instituto aqui ai sim pode o helicoptero passar tirar fotos murar o que quiser fazer no que diz respeito a preservaçao agora vem dizer que a minha casa e mais alta que o permitido que construi mais que podia e etc e tal e hipocrisia dessa falsa democrecia pois essas leis ambientais e mais nova que as escrituras da maioria dos proprietarios dessas regioes falam que o centro de sao paulo esta vazio como se fosse culpa de nos termos casa em parelheiros nao e nao o centro e vazio por varios outros motivos eu tambem possuo apartamento e moro em um agora querer que nossos imoveis em regiao de suposto manancial pois sao paulo inteira e regiao de manancial seja tratada como uma coletividade que nao podemos fazer nenhuma melhoria pois senao todos de sao paulo irao passar sede isso e mentira se querem nos ensinar como podemos ter o minimo de impacto nessa regiao ai sim voçes estao falando a minha lingua pois eu quero aprender e fazer o possivel pela natureza |
|
|
 |
fernandesmoura
|
Enviada: 01/07/2009 20:49:56 Assunto: Falta de diálogo e conscientização destroi os manancias |
|
|
Caros Foristas e SEMA(balcão único),
Concordo que a construção de casas em áreas de manancial diminui a permeabilidade do solo e conseqüentemente a captação de água para represa.Contudo , o principal problema que a represa enfrenta é a falta de diálogo do governo(SEMA) com os moradores (que em meu caso, que antes de construir minha casa, procurei o órgão que disse que não era permitido a construção nesta área, e que se fosse, o coeficiente de aproveitamento era tão baixo que não poderia construir nada suficiente para moradia adequada),coleta de lixo e esgoto ineficientes e fiscalização .
Sei que a Sema cumpre o seu dever de desestimular construções em áreas de manancial, mas em função de não haver diálogo e fiscalização, segui com a construção por necessidade.Caros, entendam que não sou invasor, sou proprietário de um terreno onde já existe um bairro com energia elétrica, saneamento, escolas,asfalto, linhas de ônibus etc...
Se fosse orientado corretamente, informando um coeficiente de aproveitamento justo, teria mantido as áreas externas de minha residência permeáveis.A edificação possui os recuos conforme solicitados pela prefeitura de capela do socorro.
Sugiro agora já que diversos bairros já estão completamente construídos e com a lei billings aprovada , que os devidos órgãos fiscalizem se a rede de esgotos estão instaladas corretamente e negocie com os moradores a legalização em troca do aumento de áreas externas permeáveis quando possível e retirada completa de fossas.
Além disto, verificamos em outros locais o despejo de lixo na represa sem punição.
Contudo nós os humildes moradores destas áreas que são culpados pela degradação também não despejamos esgoto no rio pinheiros que em dias de chuva, tem suas águas jogadas na represa.Toda a população da cidade de são paulo junto com o prefeitura e governo do estado de São Paulo é culpada!
Melhor diálogo, orientar a população sobre a maneira justa e correta de como fazer edificações para estas áreas, principalmente em áreas como a minha que tem até registro em cartório.
Grato, |
|
|
 |
periferia extrema
Registrado: Quarta-Feira, 1 de Julho de 2009 Mensagens: 3 Localização: sao paulo
|
Enviada: 02/07/2009 20:44:36 Assunto: coletividade para todo bem publico e nao particular |
|
|
| gostaria de falar um pouco sobre desperdicio toda a agua que chega a toda populaçao de sao paulo pela empresa sabesp do governo do estado mais da metade dessa agua e perdida nas tubulaçoes cheias de buracos e vazamentos entao a principal responsavel em desperdicio da agua e a empresa responsavel em zelala imagine isso trasferido em metros cubicos de agua e´ mais uma cidade de sao paulo continuando a falar sobre coletividade em parelheiros que e um gigante em dimençoes existem varios proprietarios de terra mais os maiores sao o incra o ibama e outros orgaos de competencia federal estadual e municipal e sinceramente nos aqui nao vemos eles tomarem conta dos seus gigantescos terrenos da mesma forma que eles querem que proprietarios de pequeno e medio porte façam nao vemos eles monitorarem os animais aqui como os macacos para ver se eles tem alguma doença eu gostaria que inves deles ficarem crescendo o olho nas propriedades particulares eles olhacem e tomascem conta das propriedades publicas que ai sim fazem parte do coletivo e de responsabilidade de todos nos paulistanos pela lei ambiental nao podemos nem construir muros nas propriedades um absurdo pois a violencia do jeito que ta eu noa pago para ver uma vez tivemos que chamar a policia para uma briga da vizinha com seu ex e mesmo ele tendo invadido a casa dela e tomado ela de refem a policia demorou mais de duas horas para vir pois era de noite e eles costumam juntar duas ou mais viaturas para adrentar eu nao tiro a razao deles pois quem tem tem medo e todos tem familia por isso sou a favor do abrandamento do porte de armas principalmente para essas regioes cercadas de sitios com poucas iluminaçao ou nenhuma apesar de nos pagarmos taxa de iluminaçao publica mas contudo aqui em parelheiros e um bairro bem tranquilo que as pessoas se comprimentam sem te conhecer tudo bem humilde minha casa esta localizada perto do rodo anel qrasas a deus nao tao perto algus quarteiroes para baixo quero falar as pessoas que gostam da natureza que nao tenham medo e se querem mudar as coisa como estao comprem sitos escriturados e plantem o que voçes achem que deve ser plantado muitos desses ecologistas falam em ecologia mas numca plantaram uma arvore eu quando comprei aqui eu plantei varios pe de planta era so mato o terreno nao existia nenhuma arvore eu plantei e nasceu ficou legal e eu quero que elas cresçam bastante para esconder a minha casa dos olhos de bomba do governo |
|
|
 |
periferia extrema
|
Enviada: 24/07/2009 15:43:11 Assunto: |
|
|
| eu acho que o planeta tem que ser conservado para as geraçoes futuras mas tambem acho que esse papo muito ecologico e pic um ovo de serpente que os qringos estao imbutindo na nossa sociedade principalmento os piseldos intelectuais da nossa falida midia que acha que tudo que vem de fora e para ser ouvido e executado estao tentando isolar a amazonia dizendo nao compre carne nao compre madeira mas para vender para outros paises ai pode falam sobre o direito de posse que tem de ver o coletivo primeiro se for para ver o coletivo entao fiquem do lado da nossa naçao pois falam para nao desmatar mas o unico emprego que existe e em serralheria antes da natureza eu fico do lado do meu pais nos nao ganhamos o brasil ele foi conquistado com braço forte e se presisar nos faremos tudo novamente hoje existe tecnologia barata que diminui o maximo de impaquito sobre qualquer terreno no planeta e principalmente aqui no brasil que e um paraiso entao inves de voçes falarem de despejo do meu povo começem a implantar as tecnologias contra a degradaçao minha casa nao esta perto de nenhuma represa mas estou do lado de quem tem e pode ser com escritura ou sem antes de falarem como parelheiros fosse um bem da humanidade santo amaro volta a ser municipio e o brasil volta a ser uma monarquia |
|
|
 |
paulotoledo
Registrado: Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2010 Mensagens: 1 Localização: Rua Miguel Fleta, 628
|
Enviada: 12/01/2010 23:24:27 Assunto: Parque Ecoesportivo Represa Billings |
|
|
Sou presidente da Associação Esportiva Unidos da Doze e utilizamos como nosso campo uma area da EMAE desde 1989. Estamos com a proposta para a construção do Parque Ecoesportivo Represa Billings. Veja no site www.unidosdadoze.com.br , vamos cuidar desta area antes que destruam o unico espaço verde da comunidade!
Aguardo comentários.
Paulo Toledo _________________ Presidente da Associação Esportiva Unidos da Doze, temos um projeto de Parque Ecoespotivo Represa billings, visite www.unidosdadoze.com.br |
|
|
 |
SIMONE
|
Enviada: 12/04/2010 14:45:43 Assunto: Area construido |
|
|
Pessoas.
Como faço pra saber qual a area a ser construida em area de mananciais.
quais as regras..
Se alguem tiver alguma dica,me informe.
Obrigada
Simone |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|